2 de março de 2013

Pudim de Frutos secos

Em conversa com a H., sobre a aniversário da sua filha, ela fala-me neste pudim, fiquei logo com curiosidade em experimentar, a H. empresta-me a revista e eu na 1ª oportunidade que tive experimentei, adorei o resultado.
Fiz a receita a dobrar, pois precisava de um doce grande.


Ingredientes:
6 folhas de gelatina
4 claras
2 dl de natas
1 lata de leite condensado
100 grs de amêndoa com pele torrada e moida (usei sem pele)
100 grs de avelãs torradas e muidas
óleo q.b. (usei spray desmoldante)

Cobertura:
4 c. sopa de açúcar
1 c. sopa cacau em pó
4 gemas
8 c. sopa de leite

Decoração:
50 grs de avelãs torras
50 grs de raspas de chocolate

Preparação:
Demolhar as folhas de gelatina em água fria.
Untar com spray desmoldante uma forma com ou sem chaminé, reserve.
Bater as claras em castelo, reservar.
Bater as natas e juntar ás claras delicadamente.
Adicione o leite condensado e mexa.
Derreter as folhas de gelatina em banho maria, ou no microondas por uns segundos.
Juntar ao preparado e mexer até estar tudo bem ligado.
Juntar os frutos secos muidos e envolver com uma vara de arames, sem bater muito.
Deite o preparado na forma reservada e leve ao frigorífico, até solidificar, eu deixei de um dia para o outro.

Preparação cobertura:
Junte o açúcar e o cacau num tacho, misture.
Adicione as gemas e o leite, mexa de novo.
Leve a lume brando e deixe ferver, mexendo.
Retire e deixe arrefecer.

Retire a forma do frio, passe-a por água quente por breves minutos e desenforme o pudim para um prato.
Verta a cobertura sobre o pudim e decore com as avelãs torradas e as raspas de chocolate.

Nota:
Eu não utilizei esta cobertura, por falta de tempo para a fazer.
Apenas coloquei um pouco de chocolate de leite a derreter com leite e verti em cima do pudim.



Fonte: revista TV7 dias

Um comentário: